quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Os benefícios da Ciência. A distância da prática.

Ao longo de todo o meu percurso, enquanto estudante e profissional da Psicologia e da Educação, houve uma frase que sempre me acompanhou desde o momento em que a ouvi: "A teoria é uma ferramenta que levamos às costas quando vamos para a prática.", by Zé Morgado que podem encontrar aqui.
É inevitável que assim seja, porque só assim conseguimos responder ao "aqui e agora" que o trabalho no terreno nos solicita permanentemente. Vivemos numa espécie de "learning by doing", mas a verdade é que o critério para a tomada de decisão tende a ser mais acertado quando o que está por trás dela é o conhecimento sustentado sobre uma determinada temática.
Feito este ponto prévio, gostaria de partilhar este artigo que li na Scientific American com o titulo: "Getting it Wrong: Surprising tips on How to Learn". O artigo apresenta vários estudos que indicam os benefícios do erro na aprendizagem e na recuperação da informação.
No fundo, o que os diversos estudos procuram evidenciar é que o erro não é algo a evitar, mas antes algo a valorizar na aprendizagem, porque facilita a compreensão e a significação dos conteúdos. Para quem acredita que a aprendizagem deve ser significativa e partir da pesquisa activa do conhecimento, há muito que defende esta perspectiva. Contudo, para quem acredita que evitar o erro é a melhor forma de fomentar a aprendizagem acredito que leitura deste texto possa ser um importante contributo para se ponderarem outras possibilidades.

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