terça-feira, 20 de outubro de 2009

Um livro, uma parte da História


Assisti ontem ao lançamento do livro "A Escola Normal de Lisboa e a Formação de Professores - Arquivo, História e Memória", organizado por Joaquim Pintassilgo e Lurdes Serrazina. A sessão decorreu no anfiteatro da Escola Superior de Educação de Lisboa e contou com a presença de António Nóvoa e Fernando Serra.
Da sessão destacam-se vários apontamentos de interesse, mas destacaria aquele em que António Nóvoa problematiza e contextualiza os desafios que se colocam hoje em dia à educação. Uma ideia central da sua participação assentou no reconhecimento que o "ontem" em educação é sempre e incomparavelmente pior do que o hoje (ideia que tenho defendido) por ser, necessariamente, menos pensado, com menos recursos, com menos condições, com menos "saber ensinar". Contrariando assim os saudosistas da "exigência" e do "rigor", para que a escola de "ontem" era melhor, mais eficaz... A verdade é que a escola de "ontem" não era tão pública como é hoje e não o era porque não era para todos, logo, uma escola que não tinha TODOS os alunos não pode, evidentemente, ser comparada com a que temos hoje, onde estão, como devem, TODOS os alunos.
Introduziu aqui o desafio, ou seja, de que forma podem os professores responder à variabilidade garantido uma boa educação para todos. Aqui coloca a pedagogia no centro da problematização, questionando-se/nos de que forma poderemos voltar a introduzir o lugar da pedagogia na discussão sobre a formação de professores. Que saberes, que competências devem os futuros professores possuir para levarem a bom porto a sua tarefa? Onde acaba o conhecimento científico e começa o "saber ensinar", que relação, que equilíbrio procurar?

O Livro é um testemunho histórico do antigo Magistério Primário e assinala de forma muita clara alguns períodos marcantes da sua vida, nomeadamente a transição para a actual Escola Superior de Educação de Lisboa.
Um livro que só folheia, mas que me parece um importante depoimento para todos os que se interessam pela história da educação, pela história que começa na formação de quem vai ensinar.

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