quarta-feira, 14 de julho de 2010

Parabéns à Escola Pública

Nem sempre os números são motivo de alegria e contentamento. No caso Português em específico é frequente os números serem fonte de preocupação e não de contentamento. Contudo, é com satisfação que pode ler-se a noticia avançada pelo público.

O facto do abandono escolar ter reduzido 13,7 pontos percentuais na última década quer dizer que, mesmo no meio de tantas alterações e de tantas perturbações externas, a escola pública tem conseguido responder à sua principal obrigação: permitir que TODOS os jovens cumpram a escolaridade obrigatória (até ao presente ano lectivo frequência em 9 anos de escolarização).

No meio de tanta contestação e alguma nostalgia sobre a escola de 'antigamente' que se tem visto nos media, estes números revelam que perante as dificuldades e desafios que a contemporaneidade apresenta à NOSSA escola, verifica-se uma evolução significativa quanto ao número de alunos que cumprem a 'educação básica' fundamental para serem livres e autónomos nas suas escolhas.

A comparação é simples, face à escola de 'antigamente', conceito que o 'eduquês' quer recuperar, hoje em dia vão MUITOS mais miúdos à escola (acesso à educação) e MUITOS mais ficam lá durante MAIS tempo (mais oportunidades).

Significativo é ainda o facto de na última década termos crescido mais do dobro da média da União Europeia, ou seja, encurtámos distância para os outros estados membros.

É verdade que o facto dos miúdos ficarem mais tempo na escola não é suficiente para garantir por si só mais e melhor qualificação... É verdade que ainda somos o segundo país da zona euro, em exequo com a Espanha, com maior taxa de abandono escolar... É verdade que ainda temos muito que caminhar para garantir um ensino de qualidade para TODOS e atingir o objectivo de chegar a uma taxa de abandono escolar inferior a 10%.

Ainda assim, não há percurso nenhum que não comece pelo princípio... e que é uma boa noticia, lá isso é!

Sem comentários: