terça-feira, 6 de julho de 2010

Um inicio de manifesto contra o Eduquês dos Opinion Maker (entenda-se de Crato a Carreira passando por Guilherme Valente - Os pais do Eduquês!

Existe uma espécie de discurso generalizado que tem vindo a ganhar, progressivamente, expressão e espaço na opinião pública e até de alguns opinion makers, cujo oficio não é outro se não "opinar".
Este tipo de discurso, baseado na opinião, merece todo o respeito num estado democrático que valoriza as considerações de todos quantos queiram participar, activamente, na vida societária. Acontece que este mesmo discurso e esta participação, baseada em opiniões, oferece um problema de fundo para o rigor e a "cientificidade" que se procura num debate sério sobre assuntos sérios. Por exemplo, a EDUCAÇÃO.
Ao contrário do que se possa pensar, a educação é um objecto de estudo sobre o qual a investigação tem produzido saber, ou seja, existe evidência sobre, por exemplo, como um grupo de estudantes com determinadas características acede mais facilmente a determinados aspectos do currículo. Ora, isto, entenda-se: o estudo sistemático e rigoroso com o controlo de variáveis; não é EDUQUÊS!!!!!!!!! É CIÊNCIA! Nas ciências que estudam a educação encontramos, por exemplo, contributos da Psicologia, Pedagogia ou Sociologia.
Acontece que os opinion maker, cuja única especialidade é fazer tudologia falando de tudo sem saber efectivamente de nada, passam, perigosamente, a ideia de que os contributos das Ciências da Educação são aquilo a que ELES chamam de eduquês.
Por uma questão de auto-estima e respeito pelos anos de estudo que dedico às ciências da educação, bem como por respeito a outros cientistas da educação que, como eu, levam estas questões a sério, vejo-me impelido a desmistificar e clarificar algumas considerações que se encontram massificadas e cada vez mais enraizadas na opinião pública. o Objectivo será contrapor cientificamente as considerações opinativas e "achistas" (do verbo achar) dos verdadeiros oradores do Eduquês. OS OPINION MAKERS!
Iniciar-se-à uma nova rubrica no bloque com o nome: "Contra o Verdadeiro Eduquês" onde procurar-se-à evidenciar que o discurso ouvido, dito, lido e escrito diariamente nos órgão de comunicação social é que se trata, verdadeiramente, do eduquês.
Não se pretende que as opiniões e contributos deixem de ser ditos, ouvidos, escritos e lidos (até porque deixaria de existir material de análise), mas apenas que o sejam devidamente enquadrados e contextualizados no que são: OPINIÕES!!! E, sendo assim, que sejam discutidas onde as opiniões têm lugar sem ninguém levar a mal, em conversas entre a "malta".

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